sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Expressões utilizadas por marketters - Sabe explicar o que quer dizer?




Mercados (markets)
Mercado é o conjunto de actuais e potenciais compradores de um produto. Estes compradores partilham uma necessidade ou desejo particular que pode ser satisfeito através de trocas ou relações.
Originalmente o termo mercado era utilizado para designar o sitio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Contudo, em marketing, os vendedores são vistos como constituindo uma indústria e os compradores como constituindo um mercado.
Os vendedores enviam os seus produtos, serviços e comunicações para o mercado, e recebem dinheiro e informação em troca. As economias modernas (baseadas na divisão do trabalho) abundam nos mercados de hoje. Nas sociedades mais avançadas os mercados não necessitam de ser lugares físicos onde compradores e vendedores interagem.

Marketing
Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. É um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros. Embora muitas vezes pensemos no mkt, como sendo apenas praticado por vendedores, os compradores também participam nas actividades de marketing. Os consumidores fazem marketing quando procuram novos produtos e preços vantajosos, que eles consigam suportar.

Marketing Management
Análise, planeamento, implementação e controlo de programas desenhados para criar, construir e manter trocas vantajosas com clientes alvo, com o intuito de alcançar objectivos organizacionais.
Marketing management envolve managing demand, que por sua vez envolve management customer relationships.

Demand Management - Consiste não só em procurar e tentar aumentar a procura como também em incutir dadas mudanças na mesma e mesmo tentar reduzi-la. Procura lidar com a procura nos vários estados em que nos possa surgir (excesso, pouca procura…).

DemarketingEm caso de excesso de procura o objectivo é reduzi-la temporária ou permanentemente (não destruir).
O marketing management procura actuar no nível, timing e natureza da procura de forma a ajudar a organização a alcançar os seus objectivos. Marketing management é demand management.

Building profitable customer relationships
Managing demand implica managing customers. A procura de uma empresa assenta em novos e actuais consumidores. Devido a um conjunto de factores, nos dias de hoje, o número de novos consumidores é reduzido, sendo o custo para os atrair elevado. Assim sendo, embora os novos consumidores sejam um elemento importante, as empresas privilegiam manter os clientes lucrativos e reforçar as relações que com eles tenham. Perder um cliente equivale não só a perder uma venda como também todas as futuras compras e “referals”. A chave para reter o cliente é a sua satisfação e valor acrescentado.

Marketing Management na prática
Todas as organizações usam o marketing, podendo estas ser desenvolvidas de várias formas. Há empresas que simplesmente quebram todas as regras de marketing formal (grandes departamentos de marketing, avultados investimentos em mass marketing...) praticando entrepreneurial marketing. Contudo, algumas delas acabam por cair novamente no marketing formal, perdendo a criatividade e paixão de início. Para desenvolver novamente o espírito e as acções entrepreneurial, deve-se encorajar a iniciativa e “intrapreneurship”, visualizar novas e criativas formas de criar valor para os consumidores (intrapreneurial marketing).

Existe uma grande tensão entre o marketing formal e o marketing criativo.



0 comentários: