segunda-feira, 10 de maio de 2010

Oiça mais do que fala, para bem das suas vendas

Oiça mais do que fala, para bem das suas vendas.
3 Simples objectivos para ser um bom conversador:
O primeiro é pelo prazer de se poder exprimir e interagir com outras pessoas.

O segundo é para se conhecer melhor a pessoa que temos à nossa frente. Nas vendas é necessário uma exposição mais prolongada ao potencial cliente de forma a conseguirmos entender, o que pensa, sente ou reage.

O terceiro é o de construir credibilidade entre as duas partes envolvidas no processo da venda.

Este é um dos factores mais importantes que temos de reter para nos tornarmos melhores vendedores. Se no âmbito das relações pessoais, isto é importante, no processo da venda é fundamental para uma relação comercial que sirva os interesses de ambas as partes. Muitas pessoas pensam que a arte de conversar se pode resumir a falar de uma forma interessante e apaixonada, de forma a sermos reconhecidos, seja pela nossa habilidade de contar histórias ou o nosso conhecimento de vários assuntos, etc.

Para quem nem sabe o nosso cérebro, processa quinhentas a seiscentas palavras por minuto, enquanto que a falar, cerca de cento e cinquenta por minuto é o nosso máximo. A juntar a este factor, todos nos (na maioria) nascemos com duas “orelhas” e uma “boca”. Ora, o que quer dizer que no mínimo, temos de ouvir o dobro do que aquilo que falamos.



Ao escutarmos activamente, estamos a reforçar a nossa relação e o cliente sente a importância que lhe damos. A nossa capacidade de colocar questões e ouvir cuidadosamente as respostas do receptor é extremamente importante num processo negocial. Inconscientemente o potencial cliente irá ficar agradado, efeito psicológico muito forte.


Se quer ser um bom conversador, nunca deve tentar tomar conta da conversa. Os melhores conversadores, são na maioria pessoas calmas, bem-dispostas e muito interessadas na pessoa com quem estão a conversar. São pessoas que se contentam em ouvir e a contribuir para a conversa sem a monopolizar e sem quebrar a corrente de conversação.
Ouvir é de facto a uma das habilidades mais importantes da e na vendas.

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