quarta-feira, 26 de maio de 2010

Marketers portugueses com dúvidas

Marketers portugueses com dúvidas sobre a legislação do email marketing


Um inquérito sobre Email Marketing elaborado pela Markedu com a E-Goi e ACEPI, revelou que os Marketers portugueses estão na cauda da Europa relativamente ao entendimento da actual legislação sobre marketing de permissão. Segundo conclui o relatório, mais de 20% dos inquiridos, não têm confiança da legalidade que as suas práticas de email marketing assumem, em comparação com um indicador de 6,9% para o resto da UE.

Tal com o explicam os autores do estudo, na União Europeia os marketers só podem enviar qualquer comunicação por email ou telemóvel para os seus consumidores finais, mediante a recepção de um termo de consentimento. Um recente inquérito efectuado pela Markedu indica que um quinto dos marketers portugueses não efectuam comunicações de email marketing de acordo com a actual legislação. Michael Leander, especialista em email marketing de permissão e presidente da FIMAC (FEDMA’s Interactive Marketing Council), afirma-se “surpreso com valores tão altos, mas este é um problema comum em países onde os marketers estão acostumados a recolher e utilizar aleatoriamente contactos de email sem autorização”.

“Sabemos por experiência que é necessário que as agências governamentais colaborem com a indústria e as associações de marketing directo, de comércio electrónico, de venda à distância e de telemarketing a fim de divulgar a legislação Portuguesa e aumentar o conhecimento sobre este tema”, acrescenta o especialista que irá apresentar a Masterclass de Email Marketing a 1 de Julho em Lisboa.

Os marketers portugueses poderão estar a perder uma grande oportunidade O inquérito de email marketing também revelou que Portugal está na cauda da Europa em relação à utilização do email marketing. Michael Leander afirma que “vários estudos revelaram que o email marketing é a ferramenta mais produtiva de marketing. Os indicadores DMA dos EUA revelam um ROMI (Return on Marketing Investment) de 40 dólares por cada dólar investido. Por isso é surpreendente que o estudo revele que apenas 55% dos marketers em Portugal consideram o email marketing “muito” ou “algo” importante em comparação com uma taxa de 88% no resto da Europa”, sublinha.

É necessário maior formação no campo do email marketing em Portugal De acordo com o mesmo estudo, existe em Portugal a necessidade de formar mais e melhores profissionais para utilizar o email marketing de uma forma eficaz e responsável. Sobre este assunto Michael Leander reforça que “a frequência é realmente muito importante para os email marketers, mas é ainda mais importante para os consumidores que se inscrevem para comunicações de email. O inquérito revela que mais de 50% dos email marketers não indicam a frequência de envios no formulário de subscrição (opt-in) dos seus websites”.

Masterclass a 1 de JulhoO objectivo é “ensinar os marketers a integrar de forma eficiente o email marketing no seu marketing mix”, explica a organização, adiantando que o seminário incluirá uma apresentação actualizada sobre a legislação em vigor em Portugal.

Fonte: Markedu/Briefing

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