quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Empresa romena é Anunciante do Ano Eurobest com campanha corajosa

O fabricante de chocolates romeno Kandia Dulce conquistou o prémio Anunciante do Ano do Festival Eurobest, pela campanha American Rom, assinada pela McCann Erickson de Bucareste e classificada pelo júri como "muito corajosa".


Esta classificação advém do facto de a empresa ter arriscado alterar a embalagem dos chocolates, que reproduzia a bandeira romena. Este posicionamento nostálgico fez com que os chocolates ROM perdessem terreno entre os consumidores mais jovens, que preferem marcas internacionais, mais cool.


Em colaboração com a agência de publicidade, a Kandia Dulce criou um look americano para os chocolates. Numa primeira fase, o rebranding dos ROM foi promovido em lojas em todo o país, em cartazes e online, nomeadamente no microsite da empresa e na sua página no Facebook. A mudança causou furor, com a reacção dos consumidores a ser largamente debatida. Com o seu patriotismo em queda, a empresa lançou uma segunda fase da campanha em que a bandeira americana voltava a dar lugar à romena, retomando assim o design original da embalagem. Esta reviravolta teve grande repercussão nos media nacionais.


Justificando o prémio de Anunciante do Ano do Eurobest, o CEO do festival, Philip Thomas, comentou que a Kandia Dulce correu um grande risco e foi extremamente corajosa na forma como relançou os chocolates favoritos dos romenos. Não só superaram as expectativas, aumentando a notoriedade da marca e as vendas, como despertaram o orgulho nacional.


O prémio será entregue em Lisboa, a 30 de Novembro, na cerimónia de encerramento do Eurobest. Esta campanha já havia vencido dois Grandes Prémios do Cannes Lions, nas categorias Marketing Directo e Promo & Activação, bem como vitórias nos festivais de publicidade Cresta e Golden Drum, em Nova Iorque.


Fonte: Cannes Lions/briefing

0 comentários: