quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Serviço pós-venda? Nunca os ouvi falar



Todos sabem que é mais fácil manter um cliente do que adquirir um novo. Então pergunto porque razão de forma generalizada, quando vendemos, está vendido e vamos à procura de um novo cliente sem nada fazermos para fidelizar a quem já vendemos?

Um bom serviço pós-venda é uma forma mais barata de manter uma carteira de clientes ativa e de gerar novos contatos muito fortes. Quando um potencial cliente chega referenciado por um cliente satisfeito, uma grande parte da dificuldade do processo de venda, já foi ultrapassado.


Pense e responda para si
1- Concordo que é vital o serviço pós-venda.
2 – Não tenho uma estratégia delineada neste serviço.
3 – O que me impede de a fazer e implementar?
4 – Porque razão estou a perder clientes?
5 – Já não devia estar a ler este artigo e devia sim, estar desde já a delinear uma estratégia?

Provavelmente, já está a pensar ou enviar um email aos colaboradores a perguntar, porque não existe na sua empresa um serviço pós-venda, funcional, estratégico e em pleno funcionamento.

Para terminar e para quem gosta de números
47% dos colaboradores das empresas (estudo em Portugal e Brasil) deram notas inferiores a 5 (numa escala de 0 a 10) para a atenção que as suas empresas dão ao pós-venda.

Mais de 80% disseram não ter metas claras em relação a este serviço.

74% não têm um processo claro e bem definido para contatar e/ou atrair de maneira efetiva clientes que já compraram anteriormente.

Necessita de ajuda?
Paulo Gomes - MktVendas