quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ter uma Loja Online de Sucesso


Nos dias de hoje existem cada vez mais lojas online. As razões para isso acontecer, todos as sabemos e não vamos estar a falar mais uma vez sobre este crescimento. Agora, podemos e vamos falar, nos motivos porque muitas lojas online não conseguem ter sucesso, pois se existem muitas variantes, existem algumas que são transversais e se aplicam a todos os casos.

Começo hoje e quero lucro amanhã
Pode ser rápido, mas nunca de um dia para o outro. Qualquer loja virtual, tem de obedecer aos mesmos passos que damos numa loja física, estudo de mercado, planeamento e muito trabalho e empenho. Medir todos os resultados, ver onde se está a crescer, onde se está a perder, descobrir o porquê e resolver de imediato. O que vai fazer com os primeiros ganhos? investir no crescimento da empresa? na produção de stock? em marketing e comunicação?
O sucesso do produto online: Fotografia, Texto e Preço
Aqui é fácil de compreender. Imagine-se a si a ver um produto online, chama a atenção, leva-o a comprar um produto sem fotografia, sem descrição e sem preço (sob-orçamento, como muito se utiliza)?
Várias fotografias com o máximo que qualidade que conseguir, de vários ângulos, com uma descrição técnica o mais completa possível, com o preço bem definido (competitivo, claro), e sempre que tiver possibilidade, um comentário de quem comprou o produto, ou de algum critico, ou pessoa muito conhecida do publico.
Custo aquisição cliente
Seja em publicidade no Google, em redes sociais, na participação em feiras, entre muitos outros meios de captação de clientes, é fundamental ter o valor definido de quanto vai investir e claro, medir o retorno desse investimento. É importante saber quanto necessita de investir em cada um dos canais para por exemplo, conseguir vender 100 euros de material. Permite que tenha controlo sobre os seus custos e adaptar o investimento.
Exemplo real: Eu tenho um amigo pessoal que o seu produto no facebook quando anunciado, tem um retorno muito bom e outro amigo que vende um serviço, não consegue retorno no facebook (no google a história muda por completo). Está identificado o porquê e o serviço em questão não é o mais indicado para o publico do facebook.
Marketing de conteúdo
O que mais peço a todos que o façam, não é para resultados imediatos, mas acredite que com o tempo lhe vai dar muito retorno. Escreva artigos originais, explore um nicho de mercado, publique conteúdo relevante e útil para o seu potencial mercado. Seja com blogs, redes sociais entre outros, mas sempre atualizados...
Exemplo real: Uma empresa que se dedica à compra e venda de automóveis, tem um blog e publica nas redes sociais, além de outros, curiosidades sobre os automóveis, fotografias que apelam às emoções (riso, espanto, etc.). O sucesso é enorme...
Mãos nos artigos e vamos vender...

Paulo Gomes 

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