quinta-feira, 11 de maio de 2017

Como encontrar novos clientes?

aprender a vender
Se está a ler este artigo, provavelmente já leu centenas de artigos que prometem ajuda, mas não dão informação, formação pertinente e de real valor. Nada escrevo por teoria, escrevo pelas minhas boas e más experiências profissionais. Andei e ando no terreno todos os dias, o que me permite partilhar COMO consigo os sucessos e PORQUÊ falhei em outros processos de vendas.

Vamos lá hoje, partilhar como encontro novos clientes para os meus negócios.

É difícil encontrar novos clientes? Quem disse? Vamos tentar simplificar...

Uma das tarefas mais difíceis para um proprietário de um novo negócio é começar as primeiras vendas. O desafio é agravado pelo fato de que muitos empreendedores novatos não são vendedores experientes e a ideia de "vendas" os assusta.

Enquanto a geração de negócios pode levar algum tempo, você pode acelerar o processo de aprender a perspectiva , e como orientar esses potenciais clientes para uma venda. E uma vez que muitos não vão comprar no primeiro contato com você, você também precisa desenvolver um plano para ficar em contato até que eles estão prontos para comprar.

O seu Target 
É uma realidade que você vai economizar tempo e dinheiro no marketing para vender a pessoas da sua família, vizinhos e amigos, que compram com o coração. Mas o seu negócio vai viver disso? É necessário saber quem é o seu publico alvo e como vai chegar a eles de forma eficiente, que os marque. Quantos anos eles tem? Que gênero? Qual é o seu contexto sócio-económico? Saber quem é o seu mercado, torna mais fácil encontrá-los e entregar a mensagem que o seu produto ou serviço vem colmatar melhor as suas necessidades.

Criar uma base de dados de Potenciais Clientes 
Você não pode planejar uma festa sem uma lista de convidados e, da mesma forma, você não pode iniciar ou executar uma empresa sem acumular uma lista de potenciais clientes. Trabalhar dentro da sua esfera de influência é um grande começo como você pode fazer uma venda rápida e obter referências. Mas existem outras fontes para iniciar sua base de dados de potenciais clientes.

Apenas alguns exemplos que utilizo com os meus clientes (precisa de ajuda? Juntos fazemos a sua empresa crescer. Envie email para: paulocoitogomes @ gmail com).

Contatos Pessoais
Seus amigos e família são os mais propensos a comprar algo de você, mesmo se eles não são o seu mercado-alvo. Ou, talvez eles não precisem do seu produto ou serviço, mas conhecem alguém que precisa ou estará disposto a fazer a propaganda mais influente do mundo (boca a boca).

Clientes Existentes
Se você já fez algumas vendas, chame seus clientes existentes para ver se eles precisam de mais do seu produto ou serviço. Vender a um cliente feliz existente é mais fácil do que gerar um novo (e menos dispendioso).

Peça Referências
Chame seus amigos, família e clientes anteriores para ver se eles conhecem alguém que precisa de seu produto ou serviço. Ofereça um incentivo (variável que depende do produto ou serviço, gosto de quem vai ser o influenciador,etc).
Nota: Quantas vezes já ouviu “eita, não comprei ainda nada, mas um colega de trabalho diz que é mesmo bom, tenho de lá ir provar”? Inconscientemente você acabou de ser influenciado.

Pesquisa na Internet
Isto é ideal para negócios business-to-business (B2B) “empresa para empresa”. Se você sabe qual o seu tipo de cliente ideal, você pode ir procurá-los e alcançá-los diretamente. Enquanto você pode fazer isso online para todas as empresas, ele funciona particularmente bem para fazer pesquisas locais de empresas que você deseja trabalhar.

Feiras de Negócios
Eventos é uma ótima maneira de trabalhar em rede com outras empresas que podem caber seu mercado (no B2B) ou gerar novos clientes e “prospects” através de uma exposição, se você vender para o consumidor final ( B2C). Mesmo que você não faça uma venda, os eventos podem permitir que você crie sua lista de contatos.
Nota: No ano de 2001 eu estive numa feira a representar uma concessionária automóvel que atuava e atua no mercado médio-alto, alto e luxo. Não contando com as centenas de curiosos, gerei 14 contatos com potenciais clientes e realizei 0 vendas. Após a feira mantive o meu foco nestes clientes e os trabalhei (posso explicar como e trabalharmos em conjunto, envie um email) e num tempo de 49 dias eu fechei 9 contratos, em 75 dias fechei com mais 3 destes 14 contatos (falamos em valores elevados com comissões muito elevadas).

Eventos de Networking Comunitário
Se sua empresa se concentra em vendas B2B , considere juntar-se à Câmara de Comércio local. Onde você pode fazer a rede com outras empresas locais, participar de workshops, etc. Outra opção é participar de grupos envolvendo seu target. Por exemplo, se seu mercado é roupa infantil, junte-se a grupos de “mães”.

Mídias Sociais
Muitas empresas baseadas em serviços encontram as mídias sociais como um dos melhores lugares para se conectar e construir um relacionamento com potenciais clientes e clientes. Você tem seguidores de mídia social no Twitter, Facebook, Linkedin ou Instagram? Você pode interagir e conversar com eles, aumentando sua notoriedade, bem como construir um relacionamento. Não os aborreça apenas com propaganda nestas redes, publique posts e artigos que apelam às emoções, informação, passatempos com prêmios incentivadores, etc. (precisa de ajuda, fale comigo).

Compre uma Lista de Potenciais Clientes
Uma boa lista vem completa, com informação relevante sobre os potenciais clientes: nome dos gestores, contatos, número de empregados, valor de vendas, serviços, fornecedores, pontos fortes e pontos fracos, necessidades, oportunidades, etc. (precisa de ajuda, fale comigo).

Fazer Contato 
Depois de ter uma lista de potenciais clientes, é hora de vender.

Por telefone
Isso assusta muitas pessoas. É SIMPLES. Clique em: Aprender a fazer telemarketing em 8 simples passos com Paulo Gomes – Consultor em Mktvendas.blogspot.com 
Formação completa online disponível (fale comigo)

Email
Enquanto o e-mail não é tão eficaz como uma conversa direta, é menos assustador e muitas vezes uma ótima maneira de se apresentar. O truque é não simplesmente enviar um "comprar/spam" e-mail, mas oferecer algo de valor. Dê uma breve explicação de quem você é, em seguida, fornecer um vale desconto ou um artigo gratuito sobre um tema relevante. Reveja as leis anti-spam , que exigem que você inclua uma opção de cancelamento de assinatura em cada contato. Pode saber mais em:

Pessoalmente
Há muitas maneiras de atender clientes e clientes em potencial pessoalmente. É importante lembrar alguns pontos-chave para venda eficaz em pessoa. Primeiro, não conte aos seus clientes tudo de uma só vez. Em vez disso, deve descobrir seus desejos e necessidades e adaptar a sua apresentação para ser a solução. Tenha sempre material de vendas à mão para ajudá-lo neste processo (garantia como amostras ou catálogos). Certifique-se e termine com um apelo à ação e uma promessa (para cumprir) de acompanhamento.

Correio tradicional e Panfletos
Depende muito do País e da região dentro do próprio país. Fale comigo para ter uma ajuda adaptada ao seu País ou região.

Pós Venda (o que é? veja aqui: serviço pós venda na minha empresa)
Não, não e não. É o que mais vai ouvir, e o que isto quer dizer para um empreendedor? Acertou, quer dizer: Talvez um dia eu compre. Você sabia que 80% das vendas não são feitas no primeiro, segundo, ou mesmo um terceiro contato! Pode levar cinco ou mais contatos para conseguir uma venda. Encontrar clientes requer uma forte crença e estar bem preparado psicologicamente, além de estar 100% informado sobre os seus produtos ou serviços, sobre os da concorrência e sobre o mercado. Só porque alguém lhe diz "não" hoje não significa que será um "não" amanhã. O truque é ter um sistema não irritante de acompanhamento, como uma lista de e-mail, ou um acordo para chamar novamente em 1 ou 2 ou 3 meses (variável).

Crie lembretes de calendário para acompanhar no futuro os que disseram não, hoje. . Neste ponto, é vital ter um banco de dados de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM).

By Paulo Gomes - Consultor e Palestrante in MktVendas.blogspot.com
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