8 Dicas para chamadas de vendas produtivas
Todos
sabemos que as vendas são um jogo de números. A quantos mais
potenciais clientes conseguir chegar, mais vendas vai conseguir
fazer. Mas claro que é fundamental não ignorar a qualidade em
detrimento da quantidade. Estas são algumas noções básicas que
deve as implementar desde já se quer ter sucesso com as suas
chamadas de telemarketing.
1 - Obter a atenção em 15 segundos ou menos
Este é o tempo médio que tem para que quem está do outro lado não pense que se trata de mais uma chata e incómoda chamada. Frase forte e directa. São 15 segundos que prende o potencial cliente ao telefonema.
2 - Criar Excitação
Pense
em si mesmo com essa mentalidade: você tem um produto fantástico
que vai fazer uma grande melhoria na vida do seu potencial cliente.
Você está prestes a dar à pessoa do outro lado da linha um grande
presente, um produto ou serviço maravilhoso. Fundamental:
certifique-se de que a energia e o entusiasmo vem através de seu tom de voz.
3 - Espelhar
a prospecção
As pessoas sentem-se mais confortáveis com outras pessoas que são como eles (identificam-se com a personalidade). Anote algumas palavras ou frases que o seu cliente usa e as utilize no seu discurso. Tente igualar o seu volume, velocidade e tom de voz (atenção: não faça uma caricatura do mesmo, utilize peso e medida).
As pessoas sentem-se mais confortáveis com outras pessoas que são como eles (identificam-se com a personalidade). Anote algumas palavras ou frases que o seu cliente usa e as utilize no seu discurso. Tente igualar o seu volume, velocidade e tom de voz (atenção: não faça uma caricatura do mesmo, utilize peso e medida).
4 - Use a sua palavra favorita
Estudos mostram que a palavra
favorita de uma pessoa é o seu próprio nome. Assim que souber
(preferência o saber antes da chamada) o nome do potencial cliente,
anote-o e use-o no minimo 3 a 4 vezes durante a chamada.
5 - Não aceitar nunca um "não " como resposta
O que mais vai ouvir durante uma chamada, será: "Eu não estou interessado" ou "estou ocupado", sem realmente ouvirem o que você tem para oferecer. Em vez de desligar, faça uma pergunta aberta para iniciar uma conversa: Entre muitas possibilidades existentes, pode usar por exemplo: "Qual é a sua maior dificuldade neste momento na gestão do seu tempo (se estiver a vender um software de gestão)”? "Ou "Qual a rentabilidade que desejava ter nos produtos que utiliza (venda de detergentes)?" ou “Qual as cores que mais utiliza (venda de tintas)”? Entre muitos outros exemplos...
6 - Use emoção
Benefícios - Vender porque inspira emoção: Forçar os sentimentos positivos sobre o seu produto, os sentimentos negativos sobre não ter os seus produtos. Storytelling é muito eficaz para contar como o seu produto melhorou as vidas de outros clientes.
7 - Fornecer valor
Coloque na sua proposta algo de útil. Isto pode variar desde uma amostra grátis de um período experimental ou outros. Dar algo valioso na sua proposta cria a sensação de que “tenho de aproveitar”.
8 - Feche todas as portas de fuga ao seu potencial cliente
Se do outro lado da linha não vão falar mais consigo, pergunte sobre a melhor hora para ligar de volta. Se você receber uma oportunidade de ligar de volta, pergunte quando pode vir a fazer uma apresentação completa e detalhada sobre as vantagens e beneficios que o potencial cliente irá usufruir, ex:
“Sr. Yyyy estou certo que após uma
apresentação detalhada sobre o que irá ganhar financeiramente,
sobre o tempo que irá poupar com este produto e ter mais tempo para
se dedicar a outras áreas do seu negócio, irá ficar muito
agradado”.
Termine sempre a chamada desta forma, mesmo que o
potencial cliente não pareça nada interessado, lembre-se – Tentar
não custa e nada tem a perder, só a ganhar -
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